domingo, 16 de setembro de 2007

Vamos ao que interessa... Treinos.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que eu considero "treinar" e "praticar" duas coisas diferentes. Pra mim, treinar é repetições, repetições e mais repetições...repetir o mesmo movimento 10, 15, 20, 50 vezes. Já praticar, eu divido em quatro tipos:

1. Dia de procurar outros locais:
Eu treino parkour há pouco mais de um ano, e infelizmente só tive oportunidade de treinar por aqui. Pra evitar a saturação do local onde treino, eu tiro alguns dias pra sair e procurar outros locais legais aqui por perto xD
2. Dia de alcançar minhas metas:
É um dia que eu tenho que me preparar psicologicamente, por que a grande maioria das coisas que eu vou tentar fazer nesse dia eu não fiz antes apenas por medo. Além disso, meu condiconamento físico tem que estar muito bom.
Obs: PRÓXIMO FINAL DE SEMANA EU VOU FAZER AQUELE PRECISION NO CORREMÃO...kkkkkkkk :/
3. Inovation:
Ultimamente, é o que eu mais tenho feito...
Devido ao lance da saturação que eu já comentei aqui, eu também tiro dias para explorar ao máximo o local de treino, me movimentando de todas as formas possíveis, conhecendo meu corpo e conhecendo o local onde treino, descobrindo coisas novas para se fazer. Criatividade é essencial !!
PS: A diferença do 2 e do 3 é que o 2 eu faço coisas que eu já tinha observado, porém ainda não tinha feito (por medo ou simplesmente por não ter conseguido). O tipo 3 é exclusivamente coisas novas, que eu nunca tinha pensando em fazer antes...
4. Percurso:
É um dos melhores que eu acho, por que eu conheço muito mais o meu corpo, faço experimentos e analiso cada movimento detalhadamente, fazendo o mesmo percurso diversas vezes, só que de jeitos diferentes, até achar a maneira mais rápida e eficiente de ultrapassar os obstáculos. Fazer apenas um movimento, e na maior tranquilidade possível é muito fácil, fazer vários movimentos sem pensar e com alguem correndo atrás de você é diferente hahaha.

Ultimamente eu tenho feito treinos voltados mais para a realidade, e isso de vez em quando chega até ser um pouco perigoso: fugir de alguém/perseguir alguém com os corremãos cheios de maresia, descalço, ou por vezes com uma bolsa nas costas ou uma bolinha de frescoball na mão.
Porém, uma vez que treinamos isso sempre e ficamos habituados a fazer, isso torna-se cada vez menos perigoso. Por isso que eu acho esse tipo de treino muito importante.
Eu sou um cara muito medroso, e de vez em quando eu travo em alguns obstáculos...tudo porque eu não estou acostumado em fazer esse tipo de movimento. Por vezes, a questão não é o movimento, mas a situação do obstáculo...

É interessante como num precision bem distante, porém baixo, a galera faz sem medo, mas num precision de 2 metros de altura e com a metade da distância a galera já se caga...
Esse é o motivo o qual eu faço repetições; para me acostumar
Esse é o motivo o qual eu faço os movimentos em situações adversas (muros escorregadios...); para me acostumar
Esse é o motivo o qual eu procuro outros lugares para fazer outros movimentos; para me acostumar com esse tipo de situação, que você se depara com uma coisa nova - fácil, porém nova.
Se nós buscamos a utilidade e queremos atingir a excelência nos movimentos, devemos buscar situações adversas e desagradaveis.
Postado por: Lukinhas

Nenhum comentário: