sábado, 8 de setembro de 2007

Flexibilidade

Quando eu comecei a praticar parkour eu era magrelo e entravado, pesava apenas 32 quilos e não tinha flexibilidade nenhuma. Recentemente eu descobri que eu nunca tinha dado a devida atenção para a flexibilidade, claro que eu sempre alonguei antes dos treinos, mas... Será que isso é suficiente?
Nesses últimos meses eu percebi que para ganhar flexibilidade não adianta fazer aquele alongamentozinho de meia hora e ir treinar.
Depois de um treino cansativo, é comum sentir aquela dorzinha de final do treino, e é completamente normal se sentir meio entravado quando você já esta frio. “Hoje de tarde eu coloquei minha cabeça no joelho, agora que eu acabei de treinar eu não estou chegando nem na metade do caminho”. Quando nós alongamos antes dos treinos, geralmente é para “acordar” os músculos e não para ganhar flexibilidade, eu arrisco até em dizer que quando você alonga e depois força seus músculos em treinamentos exaustivos você NÃO ganha flexibilidade.
A conclusão que eu tirei nos meus últimos treinos de flexibilidade é que alongar sem sentir aquela dorzinha leve não vai te levar a lugar nenhum. É lógico que temos que tomar muito cuidado para não forçar tanto, mas se você não sente ao menos uma dorzinha, acho que não está adiantando muito...

Como ganhar flexibilidade:
Não sou entendedor do assunto, e minha flexibilidade não é tão boa, mas já que eu vi que minha situação estava crítica decidi pesquisar e começar a fazer treinos exclusivos de flexibilidade. O que eu quero dizer quando digo “treinos exclusivos”? Tirar um dia na semana SÓ pra fazer flexibilidade. Eis aí algumas recomendações:
Manter na posição no mínimo 20 segundos (sem forçar, se tiver doendo muito vá tirando devagar e fique numa posição que doa menos). Nas posições que forçam abertura, borboleta e músculos adutores da coxa e panturrilha o recomendado é passar mais tempo, não conte os segundos ou minutos, pare quando você achar que já alongou completamente.
• Quando acabar um alongamento, não tire o de vez. Com a ajuda das suas mãos vá tirando bem devagar para não lesionar seus tendões.
• Tire dias na semana somente para fazer treinos de flexibilidade, sem fazer nenhum exercício físico depois dos alongamentos.
• Não prenda sua respiração, é de extrema importância ficar relaxado durante os alongamentos.
• Procure sempre alongar num local limpo e tranqüilo, usando também roupas leves.
• Comece devagar, mantendo numa posição por alguns minutos até forçar mais um pouquinho e assim por diante até alcançar seu máximo.

Aí vão mais algumas fotos que eu tirei para entrar no meu álbum de progressão pessoal hehehe:


Postado por: Lukinhas

3 comentários:

Anônimo disse...

oi tudo bem

estava procurando técnicas para melhorar minha flexibilidade e caí no seu blog.
você está tendo resultados com estes treinos de flexibilidade?
se possível me envie um e-mail sobre o assunto.

leopstick@hotmail.com

Thabata Yumi disse...

Bacana o Post!! Gosto de me alongar, as dicas são ótimas obrigada ;)*

Gabriel Cruz disse...

legal...mais antes de fazer isto tenho que emagreçer mais um poquinho,o que sei é muito perigoso.ganhando flexibilidade me dará mais chançes...