sexta-feira, 21 de setembro de 2007

"Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje."

Certo dia eu estava numa daquelas conversinhas de café da manhã com minha mãe...
Conversa vai, conversa vem, chegamos num assunto que levou ela a comentar sobre a filosofia "Kaisen". Depois da breve explicação que ela me deu, fiquei curioso e decidi aprofundar mais no assunto...

A palavra Kaisen vem do Japão e significa "progressão contínua".

"This is not a once a month or once a year activity, it is continuous. In most cases these are not ideas for major changes. Kaizen is based on making little changes on a regular basis"

A ídeia não é progredir uma vez na semana ou uma vez no mês, fazendo mudanças radicais. A progressão é continua, é você se auto-superar a cada momento, dando o melhor de si, buscando sempre a evolução. Essa filosofia foi criada pelas empresas japonesas na época da Segunda Guerra Mundial e um ponto interessante é que esse sistema de aprimoramento contínuo prega a melhoria de todos os setores da empresa. Não adianta ser bom em apenas uma coisa, a progressão é geral. Muitos já devem ter ouvido falar na frase "Se não está quebrado, não tente melhorar". A filosofia Kaizen se opõe a isso.

Essa é a minha visão sobre o espírito do MEU parkour; ser sempre melhor do que eu fui antes, nunca satisfeito ao ponto de estagnar. Sempre que eu vou treinar, eu fico em mente "Eu espero que esse seja o melhor treino que eu já tive". As vezes eu tô até meio morgado, mas eu procuro sempre descobrir uma coisa nova, seja sobre o local de treino ou sobre meu corpo. Parkour é uma descoberta contínua !! Cada vez que eu saio de casa pra treinar eu volto com um conhecimento a mais das capacidades do meu corpo, das minhas habilidades e do lugar onde vivo.

Mudadndo um pouco o assunto: Eu já ouvi historias dizendo que Belle dava a volta em Lisses no quadrupedal...você tem idéia do que isso significa ?! Vê a monstruosidade da coisa ?
Acho que o que muita gente precisa é despertar essa vontade de evoluir, tanto no parkour como nos treinamentos físicos. Dor, tédio, agonia e desconforto não devem ser evitados. Bruce Lee já dizia que pro treino ser proveitoso tem de ser CHATO. E como o Alberto já me disse algumas vezes: "Não há treino eficiente sem desconforto!"

http://br.youtube.com/watch?v=1or7aT2lLx8
http://br.youtube.com/watch?v=78utfLY_qIY

Recomendo esses dois vídeos aí xD

Postado por: Lukinhas

Nenhum comentário: