sábado, 27 de outubro de 2007

Parkour vision: Parte 2

Acredito que é de interesse de todo traceur divulgar a pratica da maneira correta, não só para a sociedade - e finalmente acabar ou pelo menos reduzir o preconceito que há contra a disciplina - mas para os iniciantes (e erradicar de uma vez por todas a prática incorreta do Parkour). A questão que eu quero colocar nesse texto é, o que estamos passando para os novos praticantes ? Existe certo e errado no Parkour ? Sobre essa ultima pergunta eu acredito que não, eu acho que no Parkour existem apenas opiniões e pontos de vistas, já que NINGUÉM do Brasil sabe a fundo o Parkour pregado por Belle.
Esse blog foi feito a partir da criação de um grupo, um grupo que foi criado por pessoas que possuem uma visão semelhante em relação ao Parkour. A visão que eu, você e a grande maioria dos traceurs brasileiros têm é muito parecida com a visão daqueles que iniciaram a prática no Brasil. Eu acho que a opinião de uma pessoa depende quase que 100% do meio em que ela vive, toda pessoa é influenciada pelas pessoas que estão ao seu redor.
Como eu já disse na primeira parte, eu passei meus primeiros meses de Parkour lendo sites com informações erróneas e imprecisas. Depois de um tempo foi que eu comecei a ler o ParkourBR e a ABPK...Minha visão sobre Parkour foi totalmente influenciada por essas pessoas. E essas pessoas, ao postarem seus textos, estavam exprimindo nada mais que suas opiniões sobre a prática. Provavelmente essas pessoas buscaram informações com outras pessoas fora do pais, já que não havia muitos praticantes no Brasil. Mas nenhuma delas teve contato direto com o desenvolvedor da arte (quando digo contato direto eu quero dizer que ninguém pôde, por exemplo, treinar com Belle durante muito tempo)
Acho que o povo se preocupa muito em praticar/divulgar o Parkour dá forma mais correta possível e acaba se perdendo. Aprenda a fazer o SEU Parkour, o que realmente importa é você se sentir bem com aquilo que você está fazendo. Pessoas de mente fechada, que vivem discutindo sobre o que é e o que não é Parkour, discutindo sobre o que é um traceur sério e o que é um modinha. Quem é você pra julgar ? Eu, sinceramente, também acredito na seleção natural. Todo traceur vai ter sua "época de vaults e girinhos", e se ele continuar praticando pode ter certeza que um dia ele vai cair na real. Mas se de repente ele quiser continuar nos giros, você vai tentar impedir o cara ? A escolha é dele e ele faz o que quiser da vida dele. O que mais me dá raiva não é essa galera que gira não, é o povo que acha que os outros estão fazendo do jeito errado e que só eles fazem o jeito certo. Na minha opinião não existe essa parada de certo e errado não, a única coisa que eu considero como "treinar errado" é não querer evoluir. Tanto no parkour e no condicionamento físico, como no conhecimento e na informação. A galera tem preguiça de ler, de se informar, de saber mais sobre o Parkour...Isso pra mim é treinar errado.
Mas...é isso: cada um faz o que quer, e cada um tem o seu propósito no parkour. Tem ginasta que faz parkour pra se divertir, tem militar que faz parkour pra se divertir...Parkour é algo que depende muito do propósito do praticante, a escolha é dele, o Parkour É DELE.
Resumindo tudo que eu queria dizer no texto: Aprenda a diferenciar o que é útil ou não para você, tudo aquilo que não vai fazer você evoluir precisa ser DESCARTADO, simplifique as coisas e busque a evolução. Se praticar uma arte marcial vai te ajudar no Parkour, então pratique! Se estudar e compreender filosofias orientais vai te ajudar, então estude! Mas principalmente, aprenda a fazer o SEU Parkour.
Postado por: Lukinhas

Nenhum comentário: