segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Evolução vs integridade física

A evolução que quero dizer é, não só uma evolução física, mas também uma evolução mental, e como o parkour é uma disciplina de risco, nossa integridade sempre está em risco."C'est le vrai parkour" foi o que David Belle disse ao cair no saut de chat + saut de bras; significa "este é o verdadeiro parkour", o parkour que você não sabe o que pode acontecer. Todos nós, nos movimentos mais simples, podemos errar e nos machucar, qualquer movimento merece repetições e repetições e a máxima atenção nos treinos.
Sempre que tentamos um movimento novo e de certo risco, sentimos medo. Isso acontece com todos, a diferença é de quem sabe enfrentar ou não o medo para executar o movimento de risco. Por vezes, pessoas que têm um condicionamento físico bom e que têm tecnica não executam determinado movimento apenas por medo. Porém, também há aqueles que não estão preparados para executar o movimento, por não ter técnica e preparo físico suficiente. O medo é algo que pode servir de aliado ou inimigo; Corajoso não é aquele que não tem medo, pois todos nós temos medo. Corajoso é aquele que sabe controlar seu medo.
A confiança é algo que adiquirimos com tempo, e que não é que nem andar de bicicleta - uma vez que você sabe, nunca mais se esqueçe -, a confiança precisa ser alimentada sempre, se não você a perde. Acho que a confiança vem a partir do momento que você tem conhecimento de suas habilidades; Se você sabe que é forte, que seus braços são firmes como aço, a possibilidade de você sentir medo num Saut de Bras é bem menor do que um cara que é fraquinho, fraquinho. A bronca é que tem pessoas que tem habilidades, mas simplesmente não tem confiança e não conseguem se libertar do medo (coisa muito comum no Parkour), e nesse caso, nada que eu disser aqui poderá mudar isso, depende só de você. Devemos estar preparados para os movimentos que vamos executar, e concentrados no obstáculo, totalmente concentrados. Essas pessoas que enfrentam o medo realmente sentem a emoção do movimento, se sentem bem depois de ter executado o movimento. Sabe que fez o que conseguiria, e não por "doidera" ou pra depois dizer pros outros que fez uma coisa de muito risco.
Lembrem-se que no parkour o objetivo é superar a si mesmo, e que quando um medo é enfrentado você superou um certo limite, e impôs outro mais dificil. Pra min a evolução no parkour se trata disso; ganhar técnica e condicionamento físico, executando movimentos cada vez mais dificeis, mas estando preparado pra executá-los, e assim, impondo e enfrentando novos limites, sempre haverá evolução no seu parkour, e dificilmente você estagnará.
Postado por: Pipou

2 comentários:

Anônimo disse...

Pipou postando aqui? :P
Muito com o texto pipou.

Anônimo disse...

ótimo texto, gostei!