quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Off-Parkour

Desde que comecei a treinar (de verdade) Parkour eu tento agregar SEMPRE valores morais junto com a prática. Pois bem, aí vão alguns videozinhos que recomendo para algumas pessoas que estão dispostas a refletir e a se comprometerem com alguma coisa útil e que tenha responsabilidade socio-ambiental.

A carne é fraca (TRAILER)
Ilha das Flores - Parte 1
Ilha das Flores - Parte 2
Uma verdade inconveniente (TRAILER)


(Ilha das Flores é um dos melhores documentarios que já vi, e está disponível no Youtube. Tem menos de 15 minutos...Vale a pena!)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Alimentação

Vou tentar fazer esse texto da forma menos chata possível haha...
Como alguns já devem saber, eu comecei a praticar Parkour um mês depois de descobrir que eu era diabético tipo 1 (insulino-dependente). E sem querer fazer clichê, o Parkour ajudou muito (MAS MUITO MESMO) no controle da minha diabetes.

Recentemente eu fui ao endoncrinologista pra fazer um "check-up" e aproveitei pra ir também no nutricionista para repensar meus hábitos alimentares.
Resultado; resolvi fazer um texto aqui no blog sobre a rotina alimentar que EU acho interessante (pra não dizer "ideal") pra um traceur.

A minha alimentação - pelo menos durante as férias - varia de acordo com os treinos. O ideal é que a refeição antes dos treinos sejam mais leves que o normal para não ocorrer indigestão. Por exemplo: se o treino é pela manhã, não é recomendado ingerir uma grande quantidade de cereais (principalmente granola) por conter muita fibra. Diferente do que muitos pensam, a refeição mais importante é a pós-treino, essa aí pode mandar brasa XD

Então ficou o seguinte:
Quando eu vou treinar de manhã, sempre que possível eu tento comer um iogurte e meia tigela de granola, depois eu posso completar com 2 pães e 1 fatia de queijo coalho. Caso falte o iogurte e/ou granola eu como uma porção média de cuzcuz com leite e complemento com pedaços de fruta (mamão e melancia são minhas primeiras opções).
Quanto aos treinos à tarde, o almoço e o jantar são sempre o mesmo, só que em quantidades menores.
Almoço - carne (de preferência peixe ou frango), arroz, feijão (de preferencia preto), purê de batata e de vez em quando farofa de ovo
Jantar - carne (de preferência peixe ou frango)², macarrão e de vez em quando purê

Notas: No almoço, quando eu tô indo treinar eu ponho menos feijão e purê do que o normal, no jantar o macarrão SEMPRE é numa porção bem pequena, e quando tem purê é muito pouco também. Nas duas últimas refeições eu SEMPRE coloco vegetais...daí fica mais ou menos assim:
No almoço eu capricho nos legumes cozidos (cenoura, xuxu, batata, vagem). Já no jantar eu ponho muito tomate, cenoura ralada, beterraba ralada e "MATO" (alface, acelga, rúcula, manjericão, espinafre, brócolis, couve-flor, repolho)

Lanches:
Na maioria das vezes, pela manhã e à tarde, eu como frutas no lanche (banana, goiaba, laranja e maça são as mais comuns). Quando eu tô com mais fome eu faço um mingau quentinho (agua, leite em pó, aveia em flocos, farinha lactea e adoçante).

Então é isso galera, só pra ressaltar que o mais importante é qualidade e não quantidade, e que o ideal é fazer 6 refeições ao dia de 3 em 3 horas xD
E por favor, se você ainda tá com uma rotina alimentar bagunçada, ajeite-a o mais rápido possível. Se alimentar bem e dormir bem são as duas principais coisas para manter uma vida saudável...e para aqueles mais trelosos (adoradores de pizzas, miojos, biscoitos e coisa e tal) vai um aviso: PARE DE COMER PORCARIAS GORDUROSAS E CALÓRICAS !!!
Postado por: Luquinhas

Utilidade no Parkour

Semana passada nós fizemos um treino totalmente voltado para a realidade que, pra mim, foi um dos melhores treinos da minha vida.

Nós começamos o treino normal, colocamos em questão as possibilidades de fuga e a botamos em prática. Sempre há um carinha que persegue e outro que foge. Ao decorrer do treino fomos tirando conclusões que mais tarde foram discutidas...aí está o resultado:

Quando você é perseguido:
• Ou você faz coisas que a pessoa que está te perseguindo não é capaz de realizar, ou traça um percurso complicado que de certa forma "despiste" o perseguidor.
O lance é evitar a corrida e procurar obstaculos para dificultar o caminho de quem está perseguindo.

Quando você é o perseguidor:
• Usar o parkour para ganhar terreno (atalhos)

Os treinos agora serão baseados no que foi dito acima. O ideal é montar um percuso e fazê-lo várias vezes, procurando a melhor maneira para realiza-lo. Ora como perseguidor, ora como fugitivo.

PS: Esse texto era pra ter sido postado no dia 04/10/07, mas como eu fiquei sem tempo com as provas, foi acumulando, acumulando, fui pensando em outras coisas e em outros textos e acabou ficando esquecido por aqui. Hoje eu resgatei do fundo do baú e decidi termina-lo xD
Postado por: Luquinhas