quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Texto de Parkour

Este é um texto que fiz para explicar às pessoas o que é, e minha visão do parkour. Pelo menos tentei, pois o que o parkour é pra min, dificilmente se explica em palavras.
Um dia me perguntaram, qual era minha atividade preferida, e eu respondi que era praticar Le Parkour. Então me perguntaram: o que é isso? Eu disse: - Parkour é uma modalidade esportiva, uma disciplina, criada por David Belle na França a mais ou menos vinte anos atrás, que consiste em uma combinação de fatores físicos e mentais, em que você põe seu corpo ao limite e sua mente enfrenta situações de perigo, nas quais se deve tomar uma decisão em frações de segundo.
A parte física do Parkour é, basicamente, deslocar-se de um lugar a outro, utilizando apenas seu corpo, com movimentos fluidos realizados com a maior eficácia possível. Mas Parkour não é só isso, seus praticantes, os traceurs, devem praticá-lo somente para si, com o objetivo de superar seus limites, condicionar seu corpo para a execução de movimentos, treinar intensamente, os treinos de um verdadeiro traceur não podem ser somente coisas que ele goste de fazer, deve haver repetições para melhorar as técnicas de cada movimento, o treino deve ser, em parte, chato, e um traceur não deve hesitar em ajudar um outro traceur que precise de ajuda naquele momento.
E então veio outra pergunta: por que você pratica Le Parkour? E eu disse: - por que no primeiro dia de treino eu me apaixonei, por que em toda minha vida foi o que eu procurei, a disciplina para a qual eu me preparei a vida toda sem saber. Por que quando eu pratico, sendo treino ou não, eu me sinto livre, desligado do que há ao meu redor, só eu e meu corpo “minha ferramenta”, por que no Parkour você sempre quer se superar, superar seus limites, aumentá-los e depois superá-los novamente, por que no Parkour se busca algo impossível de se conseguir, a perfeição.
Postado por: Pipou

2 comentários:

Anônimo disse...

pow pipou...
Adorei esse texto

Anônimo disse...

Mano muito flow cara oq e isso mano e nois nos valts cara vlw mano